Tuesday, July 26, 2011

Secret Chiefs 3 ao vivo em PT - draft

Primeiro, as trivialidades: o sítio não esteve apinhado mas esteve composto (o suficiente para ser difícil mexer os braços e ser fácil ficar cheio de calor em pouco tempo)… Pessoas “normais” (como eu), estiveram lá, bem como “celebridades” (o teclista de Hipnótica/ Michael Nice/ Gnu; a rapariga dos Homens da Luta - a que fala duma maneira “engraçada”; a Ana Markl – que deve ser irmã do outro pois a cara é a mesma – a dançar duma maneira “engraçada” – como se estivesse com espasmos no diafragma…).

Antes da 1ª banda (FAT 32 – daqueles nomes que “facilita” descobrir uma banda na net) começar a tocar, o teclista e o baterista da mesma passeavam-se pelo recinto (aquele chegou a vir ter comigo – "sorry, I thought you were my friend" – como estava escuro, era fácil confundir dois gajos mal-encarados)…

Acho que já passava da hora marcada quando o baterista se sentou para pôr o set de bateria à sua medida, nomeadamente aproximando os pratos (fiquei contente por constatar que não sou o único obsessivo-compulsivo nestas coisas... mas é um bocado estranho observar alguém a levantar-se, deslocar o suporte meio-milímetro para a esquerda, direita, frente ou trás, voltar a sentar-se, avaliar as distâncias – fingindo que está a tocar, voltar a levantar-se, voltar a deslocar o suporte etc. inúmeras vezes em poucos minutos)...

Pouco depois apareceu o teclista e um gajo que devia ser o tal "friend" (a.k.a. técnico de som) – que até era parecido comigo, quero dizer, não era...

Após os ajustes finais, e o público a postos, o "amigo do som" tomou o lugar central na fila da frente e o duo começou a tocar, sem grandes cerimónias (como acabou por acontecer durante todo o concerto, que, não prestei atenção mas deve ter durado cerca de uma hora).

Musicalmente e não só, lembraram-me Lightning Bolt (que também já tive a sorte de ver ao vivo), talvez por serem um duo frenético-esquizóide, a puxar para o noise, em que o baterista assume papel de protagonista (neste caso, frente a frente c/ a outra metade, ambos de lado p/ o público, no caso de L.B., lado a lado, ambos de frente p/ o público).

Exemplos audiovisuais ao vivo: FAT 32 http://www.youtube.com/watch?v=MGu1_16_-QA(isto é tal e qual o aspecto da coisa – visual e musicalmente – na ZdB, aliás, se não estivesse escrito "Sofia" eu ia achar que era mesmo), http://www.youtube.com/watch?v=4yTzSWiabBQ&feature=related (este é menos 'noisy' – talvez por ser mais antigo – e eu gostava que tivessem tido momentos assim para "desenjoar")...

Secret Chiefs 3 ao vivo na ZdB, 27Jun11 http://www.youtube.com/watch?v=677rGx-NFE0 (não sei o nome mas acho que é um original), http://www.youtube.com/watch?v=5bvNBDnh-ng&feature=related (versão de "halloween" de John Carpenter) e http://www.youtube.com/watch?v=XsqZp6SI4xw.

Nota: este texto ficou por acabar… decidi publicá-lo à mesma (tipo “e-arquivo”) quando soube que a Matéria Prima me tinha oferecido 1 entrada no concerto de CocoRosie, próx. quinta-feira no Lux.
Portanto, parte do texto que estava escrito no tempo verbal futuro passa a passado: Secret Chiefs 3 estiveram em Portugal outras vezes neste mês http://fmm.com.pt/programa/22-de-julho/secret-chiefs-3-eua (onde se lê "Toby Driver: bateria" deve ler-se "baixo") e http://www.milhoesdefesta.com/node/43.

Tuesday, July 12, 2011

O QUARTO FANTASMA ao vivo @ SHE


O QUARTO FANTASMA, ALMA FÁBRICA Concerto
Évora - Sociedade Harmonia Eborense
16 Jul 2011 - 23:00

http://www.movimentoalternativorock.com/agenda

ao vivo na Barraca:
“óbice”
“quem de mim…” (inc.)

Tuesday, July 05, 2011

O QUARTO FANTASMA ao vivo, dia 9